Pastoral

Kenosis

 

Aproxima-se a Páscoa, a poesia da vida real de um Deus apaixonado e gracioso que vai em resgate da sua criação pagando um altíssimo preço. É tempo de reflexão, tempo de amor, tempo de perdão, que expressa a possibilidade de reconciliação entre Deus e a humanidade.                                                                                                                                                        A “kenosis” (auto esvaziamento) de Cristo teve um propósito vital. Que paradoxo, na morte encontrar vida. O texto que expressa a “kenosis” (Filipenses 2: 5-11) profere as seguintes palavras “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus”. Temos uma jornada para percorrer, e a proposta desse texto é de vivenciarmos esse auto esvaziamento. Nos apegamos a tantas coisas na vida: posições, formação, classe social, bens, bem-estar, ideologias, opiniões, enfim, e segundo o texto bíblico, não devemos nos apegar a isto. Esvaziar-se é um caminho de vida. Esvaziar-se é dar liberdade para Deus viver em nós. Esvaziar-se é parecer com Cristo. E é somente diante do auto esvaziamento que poderemos seguir as pegadas de Cristo com a nossa cruz para a verdadeira vida.

“Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho a salvará” (Marcos 8: 35).

Cristo não nos esvaziará de todas as coisas vãs que abarrotam a vida, Ele não infligirá o limite do livre-arbítrio, isso cabe a cada um de nós. Contudo, se não vivenciarmos o auto esvaziamento entendendo ser o melhor para nós, um dia a nossa jornada chegará ao fim, e teremos de fato perdido a nossa vida tentando ganha-la, pois perceberemos ter apresentado esforços inúteis, pois tudo aquilo que acreditávamos “preencher” a nossa existência, não nos acompanhará para além do aqui e agora.

É na morte que encontramos vida! É no auto esvaziamento que somos preenchidos! Feliz Páscoa!

 

Um abraço do pastor André Américo

Comentários fechados em Kenosis