Servindo, Amando, Vivendo…
Há uma ligação muito forte entre a cabeça e o restante do corpo humano, ela processa, o corpo responde, processa movimentos minuciosos, contudo um corpo sadio sempre responderá aos comandos processados pela cabeça. A partir desse breve exemplo os convido a refletirem se nós (Igreja) como o corpo de Jesus Cristo estamos na mesma sintonia que Ele tivera outrora com o seu corpo físico humano sob a face da terra…
O que leva uma pessoa a servir a Jesus Cristo? O que leva uma pessoa a ser altruísta? A partir do momento que o Espírito Santo nos convence do pecado, da justiça e do juízo (João 16: 8) e nos abrimos para viver a vontade de Deus, mediante o novo nascimento somos inseridos no corpo de Jesus Cristo (Igreja). Mas o processo não para por aí, pelo contrário, está só começando, é progressivo, crescente, precisamos amadurecer, crescer, e a única esfera capaz de nos tirar do ponto “x” e nos conduzir para o ponto “y” é se nos adentrarmos na história do amor presente na pessoa do Deus trino. Um fato tão lindo que não é possível explicar como sendo uma ação pontual da divindade em determinado ponto da história, e se tratando de um Deus eterno a bíblia concluí que Ele é amor. Ele é macro na definição do amor, pois Ele explica o amor, o amor não explica Deus, apenas o diz que Ele é. Ele não simplesmente ama, Ele é amor. Um amor que sempre atuou, desde sempre, antes mesmo da criação. Um amor que cerca a pessoa de Deus, do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e, da unidade que os caracterizam um único Deus. E a única maneira que vejo para que cada parte do corpo de Cristo, cada órgão vital que
compõe a Igreja o sirva respondendo a cada minucioso processo do cabeça, é adentrando ao mistério do amor, esse que acabo de descrever, e que contagia o finito a vivenciar o infinito. Por isso o apóstolo Paulo nos orienta em Colossenses 3: 23-24: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo”. Por isso Jesus disse aos seus discípulos em João 13: 35: “Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”. E antes de contar com Pedro, no processo que o cabeça daria para o corpo, perguntou por três vezes: “Tu me amas”? Para depois dar a missão: “Apascenta as minhas ovelhas” (João 21:
15-17).
A maneira correta de servir, fazendo qualquer coisa que seja, é vivenciando o amor de Deus, pois se assim não for, são ações vazias. É um privilégio muito grande estar unido a Cristo, sendo parte do seu corpo, o corpo que Ele é cabeça. Sejamos órgãos vitais na vida de Cristo. Que assim como um papel ao se aproximar do fogo, vira fogo, que a proximidade com o Cristo nos faça semelhantes a Ele.
Um abraço do pastor André Américo