Pastoral

FRENESI

Tempo estranho! Tempo escasso! Que tempo mesmo? Contudo, aquilo que é prioridade, arrumamos tempo! Procurando atender o politicamente correto, dizemos que Deus está em primeiro lugar em nossas vidas… Dizemos que família é tudo… Será que isso é verdade mesmo? É nítido que vivemos uma inversão de valores muito grande, pois percebemos a distância que separa o discurso da ação! Gastamos muito tempo com coisas que na nossa listinha de prioridades estão lá embaixo, se é que nela aparecem, e adiamos sempre o nosso bom e escasso tempo que poderia ser investido naquilo que a nossa lista de prioridades diz valer a pena.

O Salmo 1 fala da bem aventurança daquele que tem prazer na lei do Senhor e por isso medita nela dia e noite. O Salmo 119 traz uma e sublime expressão ao dizer: “lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para os meus caminhos”. Tendo a vida pautada na palavra de Deus, a consequência natural é que os problemas, as adversidades, ao baterem a nossa porta, choquem com a palavra que guardamos em nosso coração, e com isso não seremos devastados com o tsunami dos maus dias. Contudo, percebo uma grande facilidade de invertermos a ordem natural, querendo que o vagão puxe a locomotiva. Ao invés dos problemas e adversidades se chocarem com a palavra em nosso coração, que as Escrituras Sagradas recomenda meditar dia e noite, muitas vezes tem esse choque com o vazio da vaidade, trazendo crises, até mesmo existenciais, e então muitos recorrem para a palavra no sentido de amenizar a dor, fazendo do uso das Escrituras Sagradas algo paliativo, ou até como um comprimidinho analgésico para baixar a febre sem investigar a raiz do problema, vivendo como diz no ditado popular a expressão: “empurrando com a barriga”.

Que na graça do Senhor Jesus Cristo possamos corrigir o empregar do nosso tempo, e reavaliar com verdade as nossas prioridades. Que a palavra seja não apenas a luz e lâmpada que ilumine o nosso caminho, que guie os nossos passos, mas que seja também o nosso chão. Que os nossos discursos encontrem fé para vivenciar essas verdades, e que a nossa ação seja a expressão da nossa oração. A vida vale a pena, se vivida nos preceitos do Senhor. Que Deus seja conosco…

 

Um abraço do pastor André Américo

Comentários fechados em FRENESI